Operação Integrada resgata 19 pássaros silvestres mantidos em cativeiro ilegal em Getúlio Vargas

Ação conjunta da Brigada Militar e da Secretaria de Meio Ambiente resulta em autuações por crime ambiental e devolução de aves à natureza

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb BM), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na sexta-feira, 16 de janeiro, a Operação de Fiscalização e Combate ao Comércio e Manutenção Ilegal de Aves Silvestres em Getúlio Vargas.

A ação foi motivada por denúncias de criação ilegal de pássaros silvestres. As equipes percorreram diversos locais e flagraram duas residências mantendo aves em cativeiro sem autorização do órgão ambiental. No local, também foram encontradas armadilhas utilizadas para capturar pássaros diretamente da natureza.

Ao todo, 19 pássaros silvestres de diferentes espécies foram resgatados, além de gaiolas, viveiro e duas armadilhas apreendidas. As aves, sem anilhas ou comprovação legal de origem, foram encaminhadas a um profissional habilitado para avaliação sanitária e reabilitação.

Após o processo, parte dos pássaros foi considerada apta para retorno ao habitat natural, sendo solta pelos policiais ambientais. Os responsáveis foram autuados e responderão por crime ambiental.

A manutenção de aves silvestres em cativeiro sem autorização é considerada crime ambiental e causa graves danos ao equilíbrio ecológico, já que essas espécies são essenciais para a dispersão de sementes e controle biológico de insetos.

A Brigada Militar reforça a importância das denúncias da comunidade para combater práticas ilegais e proteger a fauna nativa. Denúncias podem ser feitas diretamente aos canais da corporação.

Sair da versão mobile