A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ª DPHPP/POA), coordenada pelo delegado Eric Dutra e em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou nesta quinta-feira, 22 de janeiro, a Operação Refugium, com o objetivo de combater o braço armado de uma organização criminosa envolvida em um duplo homicídio ocorrido em 2025 na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre.
O grupo também é apontado como responsável pela distribuição de drogas em diversos bairros da capital, incluindo Humaitá e Farrapos. Até o momento, 29 pessoas foram presas e três armas de fogo apreendidas.
Os mandados judiciais foram cumpridos em Porto Alegre, na Região Metropolitana e no Rio de Janeiro, totalizando 75 ordens, sendo 39 de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão. A ação visa coletar provas adicionais das atividades criminosas e retirar armas de circulação.
De acordo com o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Mario Souza, “os executores e, principalmente, os líderes serão investigados e punidos com prisão, revista em presídio e transferências para unidades de segurança máxima”.
As investigações, conduzidas ao longo de 11 meses, foram baseadas na análise do telefone celular do líder do grupo, que mesmo preso, ordenou a execução das vítimas. Na ocasião, três autores do crime foram presos em flagrante.
A Operação Refugium reforça o comprometimento da Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado e na busca por justiça e segurança para a população gaúcha.








