Polícia Civil resgata 13 adolescentes mantidos em cárcere privado no Litoral Norte do RS

Uma ação da Polícia Civil resultou no resgate de 13 adolescentes em situação de cárcere privado em uma clínica de reabilitação no município de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A operação, denominada “Integridade”, foi deflagrada na terça-feira, 13 de janeiro, e teve como objetivo reprimir crimes e irregularidades administrativas em instituições desse tipo.
A operação foi conduzida pela Delegacia de Polícia de Osório, com o apoio da Vigilância Sanitária, Fiscalização Tributária Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar.
Durante as diligências, os agentes fiscalizaram quatro clínicas de reabilitação. Em uma delas, foram encontrados 13 adolescentes em situação de vulnerabilidade, o que levou à remoção imediata dos jovens para locais seguros ou ao retorno às suas famílias.
Segundo o delegado João Henrique Gomes de Almeida, as ações foram motivadas por diversas denúncias e registros de ocorrência sobre possíveis irregularidades nas instituições fiscalizadas. O responsável pela clínica foi conduzido à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos, enquanto os adolescentes receberam acompanhamento das autoridades competentes.
Ao todo, 20 agentes policiais e administrativos participaram da operação, que incluiu verificações documentais, estruturais e entrevistas com internos, visando combater crimes contra a pessoa e a dignidade humana.







