PRF salva recém-nascido engasgado na BR-470, em Veranópolis
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) salvou a vida de um bebê de apenas 7 dias que estava engasgado com leite materno, na madrugada de sábado, 24 de janeiro, na Unidade Operacional da PRF, localizada na BR-470, em Veranópolis.
Por volta das 2h40, um casal chegou desesperado ao posto policial, pedindo ajuda para o filho recém-nascido, que já estava desfalecido, sem respirar e com coloração escura, devido à falta de oxigênio.
De forma imediata, os policiais iniciaram os procedimentos de primeiros socorros, aplicando a manobra de Heimlich adaptada para bebês. Após alguns minutos de tensão, o bebê voltou a respirar, a se mover e abriu os olhos, para alívio dos pais e da equipe.
Já estabilizado, o recém-nascido chegou a ser amamentado pela mãe ainda nas dependências da PRF. Por precaução, o casal foi orientado a levar o bebê para uma avaliação médica detalhada.
A PRF reforça a importância de pais e cuidadores aprenderem técnicas de primeiros socorros, especialmente a manobra de Heimlich para bebês, que pode salvar vidas em casos de engasgo. O tempo de resposta é essencial para evitar riscos graves e sequelas neurológicas.
A corporação recomenda que as famílias busquem cursos de primeiros socorros oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar, além de orientações com pediatras e materiais educativos oficiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).







