Estado amanhece sob ar quente e previsão de pancadas isoladas à tarde; risco de retorno do El Niño preocupa especialistas
O ano de 2026 começa sob temperaturas elevadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com destaque para a Metade Sul, Oeste, Grande Porto Alegre e os Vales, onde o calor deve ser mais intenso. Entre Jaguarão e Pelotas, os termômetros podem atingir as maiores marcas desta quinta-feira, enquanto o litoral apresenta condições favoráveis para aproveitar a praia, com períodos de sol entre nuvens.
Apesar do tempo aberto pela manhã, o aquecimento durante o dia favorece a formação de nuvens carregadas entre a tarde e a noite, com possibilidade de chuvas localizadas e até temporais isolados, especialmente em áreas do Centro e da Metade Norte do estado. Esses eventos, embora pontuais, podem causar transtornos e exigem atenção da população.
Além do clima quente no curto prazo, meteorologistas acendem um sinal de alerta para os próximos meses: há risco de retorno do fenômeno El Niño, que esteve por trás das chuvas extremas que resultaram no maior desastre climático da história do RS em maio de 2024. Embora os atuais dados indiquem a presença do La Niña, projeções apontam a possibilidade de que o El Niño volte a se instalar entre o fim do outono e o inverno de 2026, o que poderia elevar novamente o risco de enchentes e eventos climáticos severos.








