RS começa a semana com frio fora de época e sensação de outono em pleno verão

Geada em áreas serranas e mínimas de um dígito marcam a primeira segunda-feira de 2026

O início da semana no Rio Grande do Sul será marcado por um cenário climático atípico para janeiro, com manhãs frias e sensação de outono, mesmo no auge do verão. A responsável pelo fenômeno é uma massa de ar seco e frio de alta pressão, que mantém o tempo firme e o céu aberto em quase todo o estado. Em regiões mais elevadas, como os Aparados da Serra, há previsão de geada pelo segundo dia consecutivo, especialmente em São José dos Ausentes.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o frio surpreendeu no domingo com temperaturas que chegaram a 2°C nos Campos de Cima da Serra. Quase 70 cidades registraram mínimas abaixo dos 10°C, algo incomum para esta época do ano. Mesmo na Região Metropolitana de Porto Alegre, as manhãs foram geladas: 10,8°C em Gravataí, 11,5°C em Viamão e 15,9°C em Porto Alegre (Jardim Botânico), evidenciando a intensidade da massa de ar frio que chegou ao estado acompanhada de rajadas de vento de até 80 km/h e ressaca no litoral.

Apesar do amanhecer gelado, a expectativa é de que as temperaturas subam rapidamente ao longo do dia, proporcionando uma tarde agradável em todas as regiões. Ainda assim, o clima segue sob influência da massa de ar frio, mantendo marcas pouco convidativas para atividades como banho de mar, especialmente nas praias do Litoral Norte.

Regina Coeli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo