Tempestades colocam RS em alerta neste sábado

Ventos intensos e granizo devem atingir diversas regiões; litoral pode sofrer com dunas invadindo construções

Neste sábado (3), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas que colocam o Rio Grande do Sul em estado de atenção. Um deles aponta para tempestades com ventos de até 100 km/h, queda de granizo e chuvas intensas, com acumulados que podem chegar a 100 mm por dia. Além dos transtornos como alagamentos, quedas de árvores e risco de cortes de energia, também há previsão de ventos costeiros que podem causar o deslocamento de dunas sobre construções na orla marítima.

As áreas sob maior risco, segundo o alerta laranja de tempestade, incluem as regiões Noroeste, Norte, Nordeste e parte da Serra gaúcha. Já o aviso amarelo, de menor intensidade, se estende a locais como a Fronteira Oeste, Região Central, Vales, Litoral Norte, região metropolitana, Campanha e Costa Doce, indicando que praticamente todo o estado deve ficar em alerta ao longo do dia. O INMET orienta a população a acompanhar atualizações e seguir recomendações de segurança.

No litoral, o alerta de ventos costeiros também ganhou destaque, especialmente nas regiões Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Norte, além de partes da Grande Porto Alegre. A força do vento pode provocar o avanço de dunas sobre áreas urbanizadas, gerando danos materiais e transtornos à população. Todos os avisos meteorológicos emitidos pelo INMET seguem válidos até às 23h59 deste sábado.

Sair da versão mobile