Trombas d’água são registradas na Lagoa dos Patos durante temporais no RS

Moradores do Leste do Rio Grande do Sul registraram a formação de trombas d’água sobre a Lagoa dos Patos nesta quinta-feira, 29 de janeiro. O fenômeno foi avistado nos municípios de Palmares do Sul e São José do Norte, localizados nas extremidades Norte e Sul da lagoa. Embora as colunas giratórias de ar tenham conectado as nuvens à superfície da água, não houve avanço sobre a terra, o que evitou a transformação em tornados e a ocorrência de danos materiais.

A instabilidade climática no estado provocou chuva localmente forte e temporais isolados ao longo do dia, atingindo áreas como a região metropolitana de Porto Alegre, Serra Gaúcha e Litoral Norte. Em diversas cidades, houve registros de granizo, vendavais localizados e raios. Segundo a análise meteorológica, a formação dos funis foi favorecida por uma pequena circulação de baixa pressão e pela alta vorticidade na atmosfera, condições que facilitam a rotação do ar sob nuvens carregadas.

As trombas d’água são colunas giratórias que podem apresentar ventos superiores a 100 km/h, representando risco para embarcações. Apesar de espetaculares, possuem curta duração, geralmente não ultrapassando dez minutos. Especialistas ressaltam que o fenômeno não é raro na Lagoa dos Patos e está associado ao encontro de ventos em direções opostas, processo que faz o ar ascender e concentrar o giro vertical em pontos específicos da superfície hídrica.

Informações Metsul Meteorologia.

CVD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo