Trump diz que operação militar na Venezuela é alerta a inimigos dos EUA

Em um pronunciamento contundente no sábado, 3 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a invasão militar à Venezuela é um recado direto a países que desafiem os interesses americanos. A operação culminou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, que, segundo Trump, estão sendo levados aos Estados Unidos para julgamento.

“Outros presidentes podem ter faltado coragem para defender a América. Mas eu nunca permitirei que terroristas e criminosos atuem impunemente contra os Estados Unidos”, afirmou Trump, em coletiva realizada no clube Mar-a-Lago, na Flórida. Segundo ele, os EUA assumirão o controle total da Venezuela até uma transição segura de poder.

Trump acusou Maduro de comandar uma rede de narcotráfico, além de ter tomado, à força, infraestrutura e ativos da indústria petrolífera americana na Venezuela. O líder americano alegou que o país vizinho vinha abrigando inimigos estrangeiros e adquirindo armamentos ofensivos, utilizados na noite anterior em ações supostamente coordenadas com cartéis na fronteira.

O presidente americano declarou ainda que as forças armadas dos EUA permanecerão posicionadas na região, e que todas as opções militares seguirão à disposição até que as exigências americanas sejam plenamente atendidas.

Durante o discurso, Trump publicou uma foto de Maduro com os olhos cobertos por óculos escuros a bordo do navio USS Iwo Jima, alegando que ele está a caminho de Nova York. “O ditador ilegítimo Maduro era o chefe de uma vasta rede criminosa que inundou nosso país com drogas letais. Agora ele enfrentará todo o peso da Justiça americana”, enfatizou.

Trump finalizou dizendo que a América amanheceu “mais segura e mais orgulhosa”, após, segundo ele, libertar o povo venezuelano. Até o momento, os detalhes sobre as exigências dos EUA ao novo governo da Venezuela não foram divulgados.

Lab Veranense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo