Venezuela declara Estado de Comoção Exterior após ofensiva dos Estados Unidos
Governo venezuelano mobiliza forças civis e militares enquanto Donald Trump afirma ter capturado Nicolás Maduro

O governo da Venezuela declarou oficialmente Estado de Comoção Exterior em todo o território nacional neste sábado, 03 de janeiro. A medida foi tomada após explosões atingirem a capital, Caracas, e os estados de Miranda, Aragua e La Guaira durante a madrugada. Em comunicado oficial, o Poder Executivo convocou a população e as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) para uma mobilização nacional com o objetivo de repelir o que classificou como “agressão imperialista” contra alvos civis e militares.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou por meio da rede social Truth Social que as forças norte-americanas realizaram um ataque em larga escala que resultou na captura de Nicolás Maduro e da primeira-dama. Segundo Trump, o líder venezuelano foi retirado do país em uma operação conjunta das forças de segurança. A Casa Branca justifica a ofensiva sob o pretexto de combate ao tráfico internacional de drogas, vinculando Maduro ao Cartel de los Soles, grupo recentemente classificado por Washington como organização terrorista.
Diante do agravamento da crise, o decreto assinado pelo governo venezuelano ordena a implementação imediata de medidas para proteger os direitos da população e garantir o funcionamento das instituições. A Embaixada dos EUA em Bogotá emitiu um alerta urgente para que cidadãos norte-americanos evitem viagens à Venezuela e se afastem das zonas de fronteira com o Brasil, Colômbia e Guiana. Uma coletiva de imprensa das autoridades americanas está prevista para ocorrer ainda hoje para detalhar os desdobramentos da operação militar.







