A Defesa Civil do Rio Grande do Sul classificou como linha de instabilidade o fenômeno meteorológico que atingiu Palmeira das Missões na tarde de quinta-feira, 19 de fevereiro.
A tempestade intensa causou destelhamentos em um grande número de residências e prédios, além de queda de árvores no município.
Após análise das informações e das imagens dos danos, a equipe do Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual concluiu que os estragos foram provocados pelos ventos associados a uma linha de instabilidade, que também gerou prejuízos em outros municípios da região. Segundo o órgão, não há evidências de ocorrência de tornado ou microexplosão.
Durante a tarde em que ocorreu o vendaval, a Defesa Civil estadual emitiu diversos alertas Laranja para a região, informando sobre a possibilidade de temporais com chuva intensa, ventos fortes e eventual queda de granizo.
No município, foram registradas rajadas de vento de 65,5 km/h.
A Defesa Civil estadual está prestando apoio à cidade por meio das equipes da 7ª Coordenadoria Regional, além do envio de telhas e lonas para auxiliar as famílias afetadas.








