Onda de calor atinge pico no Rio Grande do Sul antes de virada no tempo

Frente fria deve encerrar sequência de dias escaldantes com chuva e risco de temporais isolados no fim de semana

O Rio Grande do Sul enfrenta o pico de uma intensa onda de calor entre esta quinta-feira, 5 de fevereiro, e a sexta-feira. Segundo a Metsul, as temperaturas devem atingir marcas entre 37°C e 40°C em diversas regiões, especialmente no Oeste, Noroeste, Campanha e nos Vales. Na Grande Porto Alegre, as máximas previstas oscilam entre 35°C e 38°C, caracterizando os dias mais quentes da semana na maioria dos municípios gaúchos.

Uma frente fria começará a avançar pelo estado na sexta-feira, trazendo alívio térmico inicialmente para o Sul e a Campanha. O sistema frontal provocará chuva irregular e risco de temporais isolados, avançando para o Centro e o Norte do território gaúcho durante o sábado, 7 de fevereiro. Embora a instabilidade alcance um maior número de cidades no fim de semana, a MetSul Meteorologia alerta que os volumes de precipitação devem ser, em geral, baixos e mal distribuídos.

No sábado e domingo, o calor extremo perde força na maior parte do estado, dando lugar a temperaturas mais agradáveis, abaixo dos 30°C no Sul e no Leste. No entanto, o efeito principal da frente fria será a moderação do calor e não a chegada de frio intenso. No Oeste, as temperaturas continuam elevadas, mas sem os valores recordes registrados durante o ápice da onda de calor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo