Pelotas decreta situação de emergência após tornado atingir município
Documento publicado nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, tem validade de 180 dias e aponta prejuízos em bairros, escolas e unidades de saúde

O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, decretou, nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, situação de emergência no município em razão do temporal registrado no último dia 12 de fevereiro. O decreto tem validade de 180 dias.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a cidade foi atingida por um tornado, que chegou a ser registrado por moradores do bairro Fragata, na zona Oeste do município.
No bairro, uma árvore caiu sobre o telhado de uma residência e uma empresa foi destruída pela força do vento. Além disso, foram contabilizados estragos em diversos pontos da cidade, com registro de queda de postes e inúmeros destelhamentos.
A prefeitura informou que deverá concluir, em até dez dias, o relatório final com o levantamento completo dos danos.
Segundo os órgãos de monitoramento, o volume de chuva chegou a 40 milímetros em menos de meia hora. O fenômeno teve início no bairro Fragata e se deslocou em direção ao bairro Areal, na zona Leste.
Os prejuízos atingiram ainda várias unidades de saúde e cerca de 15 escolas. Uma das instituições afetadas foi a Escola Municipal de Educação Infantil Bernardo de Souza, que precisará adiar o início das aulas, anteriormente previsto para segunda-feira, devido a problemas no telhado.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos alcançaram 75,2 km/h durante o evento climático.
Fonte: O Sul






