Pix e aplicativos bancários apresentam instabilidade neste sábado

Usuários relatam falhas em transferências e serviços de bancos como Nubank, Santander, Itaú e Inter

Os aplicativos de bancos e o sistema Pix apresentaram instabilidades na manhã deste sábado, 7 de fevereiro, gerando reclamações de usuários nas redes sociais. Entre as principais queixas está a dificuldade para concluir transferências, especialmente no momento de carregamento das operações.

De acordo com registros do site Downdetector, que monitora falhas em serviços digitais, instituições como Nubank, Santander, Itaú, Inter, entre outras, foram afetadas simultaneamente. Os relatos indicam problemas intermitentes ao longo da manhã.

As falhas estariam relacionadas a uma instabilidade na AWS (Amazon Web Services), principal provedora de computação em nuvem utilizada por bancos e parte fundamental da infraestrutura que sustenta o funcionamento do Pix. Como diversos sistemas operam em ambientes hospedados na plataforma da Amazon, problemas técnicos podem provocar efeitos em cadeia.

Criado para funcionar 24 horas por dia, o Pix é um dos principais meios de transferência instantânea no país. Até o momento da publicação, o Banco Central ainda não havia se manifestado oficialmente sobre a ocorrência.

Sair da versão mobile