Mais de R$ 700 milhões são investidos na reconstrução da BR-470 no RS após deslizamentos

Tecnologia de contenção e novas estruturas prometem rodovia mais segura e resistente a eventos extremos

Mais de cem pontos de deslizamento de terra foram registrados em apenas 24 quilômetros da BR-470/RS, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, após as intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. Casas foram soterradas, a pista foi destruída em vários trechos e crateras profundas impossibilitaram a circulação. Os deslizamentos chegaram a impressionantes 900 metros de altura em alguns pontos, provocando a completa interrupção do tráfego.

Para restabelecer o mínimo de acesso, equipes do DNIT e outros órgãos trabalharam incansavelmente sob chuvas constantes durante quase duas semanas. Apenas em 14 de maio foi possível a liberação parcial da rodovia, com passagem exclusiva para serviços de emergência. Desde então, mais de R$ 700 milhões foram destinados à reconstrução e contenção de encostas, com foco em garantir segurança e prevenir novos colapsos.

As soluções adotadas envolvem tecnologias modernas como a cortina atirantada, que utiliza barras de aço tensionadas fixadas em concreto para sustentar áreas instáveis. Além disso, estão previstas a construção de dois viadutos e outras estruturas que tornarão a BR-470/RS mais resistente a eventos extremos. O DNIT mantém várias frentes de trabalho ativas com o objetivo de devolver plenamente a trafegabilidade à população e preparar a rodovia para enfrentar futuros desafios climáticos.

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