Infestação de javalis no RS ameaça produção agrícola e pecuária

A crescente infestação de javalis no Rio Grande do Sul foi tema de um debate na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. Especialistas e representantes do setor agropecuário alertaram sobre os riscos sanitários e os prejuízos econômicos causados pela presença do animal, destacando a necessidade urgente de ações coordenadas para conter a proliferação.

Durante o encontro, Rogério Kerber, presidente do Fundesa, ressaltou que o estado perdeu o controle sobre a população de javalis, que estão impactando não apenas a pecuária, mas também a produção de grãos e tubérculos. “O prejuízo maior está na agricultura, com propriedades desistindo da produção devido à devastação causada pelos javalis”, alertou. O chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapi, Fernando Groff, destacou que o problema vai além da questão sanitária e se tornou uma ameaça ambiental, exigindo um ataque mais incisivo para reduzir a população da espécie.

Já o deputado Zé Nunes (PT), presidente da comissão, defendeu a unificação da legislação estadual e federal sobre o manejo dos javalis. “Não faltará disposição da Assembleia em buscar soluções, mas precisamos de um diálogo mais intenso com os órgãos federais para viabilizar ações eficazes”, afirmou. A criação de uma Frente Parlamentar para tratar do tema foi sugerida pelo deputado Luciano Silveira (MDB), que pretende buscar referências em legislações de outros estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo