“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite

A atuação coordenada do Estado e dos municípios foi tema central da reunião do Gabinete Estratégico realizada na manhã desta segunda-feira, 30 de junho, no Palácio Piratini. Sob a liderança do governador Eduardo Leite, o encontro contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e do comandante Militar do Sul, general Hertz, para avaliar os desdobramentos do novo evento meteorológico que atingiu o Rio Grande do Sul e definir as próximas etapas de enfrentamento.
O governador destacou que as chuvas do fim de semana mostraram maior preparo do Estado, graças ao trabalho preventivo articulado pelos gabinetes regionais de crise da Defesa Civil. “O Estado se organizou, estruturou sua Defesa Civil, atuou em parceria com os municípios e com base em dados. Isso fez diferença para evitar perdas humanas. Nosso desafio agora é manter o foco na resposta imediata, mas também avançar nas ações de médio e longo prazos do Plano Rio Grande, com obras, prevenção e adaptação à nova realidade climática”, afirmou Leite.
Durante o fim de semana, equipes municipais e estaduais atuaram de forma integrada na remoção preventiva de famílias em áreas de risco, no suporte aos abrigos e no atendimento direto à população. Em algumas localidades, choveu mais de 170 mm entre sábado e domingo, mas a mobilização antecipada garantiu resposta rápida mesmo diante de volumes extremos em curto intervalo de tempo. O esforço envolveu prefeituras, forças de segurança, equipes de saúde, infraestrutura, assistência social e reforço de equipamentos viabilizado pelo Estado.
A reunião também tratou de medidas estruturantes em curso dentro do Plano Rio Grande, que busca reduzir a vulnerabilidade climática do território com novos sistemas de alerta e monitoramento, obras de contenção de cheias, fortalecimento das defesas municipais, educação ambiental e atualização dos planos diretores. Liderado pelo governador Eduardo Leite, o programa foi criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo mais forte e resiliente, preparado para o futuro.