Governo prevê queda no preço dos combustíveis nas próximas semanas

Ministro de Minas e Energia afirma que redução depende da cotação do petróleo e cobra repasse imediato aos consumidores

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira, 7 de julho, que há “real possibilidade” de queda no preço da gasolina e do diesel nas próximas semanas, caso o valor do petróleo no mercado internacional se mantenha estável. A declaração foi feita durante a reunião de cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.

“Nós estávamos muito apreensivos, naturalmente, com essa guerra entre Israel e Irã. A tensão diminuiu. Esperamos que termine”, disse o ministro, destacando o impacto geopolítico nos preços dos combustíveis.

Silveira ressaltou que o governo federal está mobilizado para coibir cobranças abusivas, garantindo que as reduções aplicadas pela Petrobras cheguem diretamente aos consumidores nas bombas.

“O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que, na bomba de combustível, cheguem as reduções feitas pela Petrobras. E nós estamos trabalhando de forma fiscalizatória. Esse é o papel do governo para que a gente tenha realmente o resultado desse esforço que é feito nas políticas públicas para poder construir justiça tarifária no país”, afirmou.

Durante a cúpula do Brics, Silveira destacou também as discussões sobre sustentabilidade e transição energética, apontando o fórum como essencial para articulações de financiamento via Banco do Brics. Ele citou que a extração de minerais críticos nos países membros será fundamental para esse processo, mas defendeu equilíbrio entre atividades econômicas e legislação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo