Operação Solutam prende 12 pessoas e desarticula esquema de tráfico de drogas, armas e agiotagem no RS
Polícia Civil cumpre 31 ordens judiciais contra organização criminosa que atuava também com extorsão e golpe dos nudes na região metropolitana

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 10 de julho, a Operação Solutam, que resultou na prisão de 12 pessoas e no cumprimento de 31 ordens judiciais contra uma organização criminosa que atuava com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e agiotagem na região metropolitana.
A operação, coordenada pela 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (3DIN/DENARC), contou com a participação de 80 policiais civis, que cumpriram 13 mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Estância Velha.
Durante a ação, foram apreendidos celulares, entorpecentes, munições, armas de fogo e três veículos. Segundo as investigações, o grupo também aplicava golpes de extorsão conhecidos como “golpe dos nudes”, utilizando dados pessoais de servidores públicos para ameaças e cobranças.
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante, em 2024, de uma mulher que comercializava armas de fogo durante a Operação Moratorium. Foi identificado ainda o envolvimento de um interno do sistema penitenciário no esquema de agiotagem. Além disso, uma advogada investigada abastecia detentos com celulares e drogas durante atendimentos nos presídios. Ela já havia sido presa em 2021 e, em segunda-feira, 2 de junho de 2025, foi flagrada na Penitenciária de Montenegro tentando entregar 1 kg de cocaína a um detento.
O diretor de investigações do DENARC/RS, delegado Alencar Carraro, destacou que a operação demonstra o compromisso da Polícia Civil no combate ao crime organizado, afirmando que “essas ações criminosas não irão prosperar dentro do estado”. O diretor geral do DENARC, delegado Carlos Wendt, reforçou a importância de investigações qualificadas para responsabilizar todos os envolvidos, enquanto o delegado Joel Wagner, da 3 DIN/DENARC, ressaltou o objetivo de desarticular e descapitalizar financeiramente as organizações criminosas.
A Operação Solutam reforça o trabalho integrado e a atuação firme da Polícia Civil/RS no enfrentamento ao crime organizado em todo o estado.