Operação Consociatio desarticula associação criminosa responsável por roubos violentos em Gravataí
A Polícia Civil prendeu dois integrantes do grupo nesta quinta-feira, recuperando veículo, dinheiro e objetos roubados

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Gravataí, deflagrou nesta quinta-feira, 10 de julho, a Operação Consociatio, com o objetivo de reprimir e combater uma associação criminosa responsável por diversos roubos no município de Gravataí.
A operação teve início em abril, após o aumento no número de roubos de veículos praticados por um grupo criminoso na cidade. Desde então, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 4 mandados de busca e apreensão. No dia de hoje, duas pessoas foram presas, e foram recuperados uma caminhonete S10, R$ 36 mil, uma bicicleta avaliada em R$ 18 mil, dois aparelhos televisores e um videogame Playstation 5.
Conforme a delegada Luana Tamiozzo Medeiros, titular da 2ª Delegacia de Gravataí, “nem sempre os criminosos atuavam juntos em todos os crimes, havendo um rearranjo dos coautores a cada novo delito praticado”. A delegada destacou que um adolescente de 17 anos, sem antecedentes criminais, orquestrava algumas das ações como verdadeiro mentor intelectual dos crimes. Ele foi apreendido e submetido à internação provisória na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase/RS).
Apurou-se que o grupo praticou diversos crimes violentos, incluindo dois roubos à residência, em que famílias foram feitas reféns por horas sob a mira de armas de fogo e obrigadas a realizar transferências via pix, ocorridos em terça-feira, 22 de abril, e quarta-feira, 28 de maio. Além disso, foi investigado um roubo de veículo com restrição de liberdade da vítima, em quarta-feira, 30 de abril, e um roubo a estabelecimento comercial à mão armada, em terça-feira, 29 de abril.
Um dos suspeitos já havia sido preso em flagrante na sexta-feira, 6 de junho, com diversos bens roubados em sua residência, que foram devolvidos às vítimas.