Imprensa internacional repercute operação da PF contra Bolsonaro e uso de tornozeleira eletrônica

Veículos como The Guardian, New York Times e El País destacam medidas do STF que impõem restrições severas ao ex-presidente brasileiro

A operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repercutiu amplamente na imprensa internacional nesta sexta-feira, 18 de julho. A ação investiga supostos crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataque à soberania nacional. Como parte das medidas cautelares, Bolsonaro foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica, cumprir recolhimento domiciliar à noite e nos finais de semana, além de ficar impedido de acessar redes sociais e manter contato com diplomatas, embaixadores, outros réus e investigados.

O jornal britânico The Guardian destacou o uso da tornozeleira e citou que um veredito de culpado é amplamente esperado no processo que investiga uma suposta conspiração após a derrota nas eleições de 2022. Já o New York Times repercutiu declarações do advogado de Bolsonaro, confirmando as restrições e a proibição de comunicação com o filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos. O The Washington Post apontou que a medida foi adotada durante buscas da PF na casa do ex-presidente e na sede de seu partido em Brasília.

Outros veículos estrangeiros também deram destaque ao caso. O espanhol El País mencionou um risco de fuga como justificativa para o uso da tornozeleira, enquanto o argentino La Nación informou sobre a apreensão de R$ 22 mil, um celular e um pen drive. A americana Fox News destacou as buscas realizadas pela polícia e a proibição de Bolsonaro de usar redes sociais ou contatar investigados, reforçando a gravidade das acusações e o cerco jurídico enfrentado pelo ex-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo