Estado concede isenção total para etapa Safrinha do Troca-Troca de Sementes no RS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou, na segunda-feira, 21 de julho, a isenção total do pagamento da etapa Safrinha do Programa Troca-Troca de Sementes 2024/2025. A medida, publicada no Diário Oficial através da Resolução FEAPER nº 009/2025, beneficia diretamente 3,3 mil agricultores familiares em 151 municípios gaúchos, como forma de mitigar os prejuízos causados pelas condições climáticas extremas no estado.

Com a nova resolução, o subsídio do programa passa de 28% para 100% sobre o valor das sementes de milho e sorgo. A isenção, no entanto, não contempla o custo da tecnologia transgênica, já quitado pelos produtores em dezembro de 2024 e que não será reembolsado.

O investimento total do Estado é de aproximadamente R$ 2,2 milhões, custeado pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER). A iniciativa tem como objetivo garantir o suporte necessário para que as famílias do campo possam manter a produção agrícola mesmo diante das adversidades.

Nos últimos anos, os agricultores vêm sofrendo com os efeitos das estiagens e, mais recentemente, com as chuvas excessivas. A isenção é um benefício concreto para aliviar o impacto financeiro das famílias do campo e garantir condições para seguirem produzindo, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti.

Fonte: Secom/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo