Polícia Federal realiza operação em Lajeado contra descaminho e falsificação de documentos
Ação mira grupo de ex-servidores públicos suspeito de movimentar R$ 2 milhões em mercadorias irregulares e documentos falsos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 22 de julho, a Operação Maus Companheiros, com o objetivo de investigar crimes de descaminho, associação criminosa e falsificação de documento público, em Lajeado, no Rio Grande do Sul.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e do sequestro de um veículo, totalizando R$ 2 milhões em bens dos investigados.
As investigações tiveram início em 2022, após uma prisão em flagrante relacionada à entrada ilegal de mercadorias estrangeiras no país, sem o pagamento de tributos. A partir desse caso, apurou-se que os suspeitos — ex-servidores públicos — formaram uma associação criminosa para internalizar e revender irregularmente produtos para empresas em diversas regiões do Brasil.
A operação segue com a análise dos materiais apreendidos, que podem ampliar o entendimento sobre a atuação do grupo investigado.