Polícia Civil do RS apreende 50 quilos de crack e armamento em duas operações em Novo Hamburgo

Operações Kalaschnikov e Jaboti resultam na prisão de uma mulher, apreensão de drogas, armas e materiais usados no tráfico no bairro São Jorge
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou duas operações em Novo Hamburgo que resultaram na apreensão de grande quantidade de drogas e armamentos, além da prisão de uma mulher. A Operação Kalaschnikov foi realizada na quinta-feira, 24 de julho, pela 1ª Delegacia de Polícia do município, após cerca de três meses de monitoramento e investigação.
Durante a ação, 50 quilos de crack foram encontrados enterrados em um matagal atrás de uma residência no bairro São Jorge. A localização do entorpecente foi possível com o apoio de uma cachorra farejadora, que indicou um tonel enterrado em uma obra no local. A mulher responsável pela casa foi presa em flagrante e encaminhada à delegacia. Segundo os investigadores, ela é namorada de um detento do regime semiaberto do Presídio de Taquara, com diversos antecedentes, inclusive por tráfico.
Menos de 24 horas depois, na sexta-feira, 25 de julho, a Polícia Civil deu início à Operação Jaboti, que resultou na descoberta de um segundo depósito de drogas e armas em uma casa abandonada. Nesta ação, foram apreendidos aproximadamente nove quilos de maconha, 260 buchas de cocaína, 400 gramas de skunk, uma pistola, cinco carregadores de fuzil, balanças de precisão e materiais para embalo de entorpecentes. O cão farejador Themis teve papel decisivo na localização do material ilícito.
As ações reforçam o trabalho da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado na região do Vale do Sinos.