Operação Sétimo Mandamento desarticula esquema de roubo de veículos e fraude à seguradora no RS

Ação da Polícia Civil prendeu suspeito, apreendeu armas furtadas, dinheiro e expôs abandono de menores em residência investigada
Na manhã desta sexta-feira, 25 de julho, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, com apoio da Brigada Militar, deflagrou a Operação Sétimo Mandamento. A ofensiva visa combater crimes de furto e roubo de veículos, além de estelionato na modalidade de fraude à seguradora.
Durante a operação, um homem foi preso em flagrante e foram apreendidas duas armas de fogo, munições e aproximadamente R$ 15 mil em espécie, além de 212 dólares, possivelmente oriundos do chamado “golpe do seguro”. As ações ocorreram nos municípios de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Taquara, com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária.
De acordo com o delegado Gustavo Bermudes, as armas apreendidas — uma espingarda calibre 12 e outra calibre 38 — haviam sido furtadas em 2022 e 2024, nos municípios de Taquara e Novo Hamburgo, e estavam sem documentação legal.
Em outra residência, quatro menores foram encontrados sozinhos, um deles com apenas cinco anos de idade, o que levou ao acionamento do Conselho Tutelar por abandono de incapaz. A responsável legal pelos menores será responsabilizada, e a genitora, alvo de mandado de prisão, está atualmente foragida.
O delegado Cristiano Reschke, diretor da 2ª DPRM/Canoas, destacou que o enfrentamento aos crimes patrimoniais, especialmente os relacionados a veículos, é uma prioridade permanente da Secretaria de Segurança Pública do RS.
A Polícia Civil reforça a importância da participação da comunidade no combate à criminalidade e disponibiliza canais para denúncias anônimas:
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp Draco Canoas: (51) 98608-9984
Denúncias online: https://www.pc.rs.gov.br/faca-uma-denuncia
Instagram: @dpregionalcanoas
Plantão de Emergências: 197