Veranópolis tem situação de emergência reconhecida pelo governo federal após fortes chuvas

Veranópolis está entre os 15 municípios brasileiros com situação de emergência reconhecida por causa de eventos climáticos extremos

A cidade de Veranópolis, na Serra Gaúcha, teve sua situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional nesta sexta-feira, 25 de julho, após ser afetada por fortes chuvas que deixaram mais de 100 famílias ilhadas. O reconhecimento foi oficializado em portarias publicadas no Diário Oficial da União pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Além de Veranópolis, o Rio Grande do Sul registrou outros municípios em situação crítica, como São José do Herval, Triunfo e Vila Nova do Sul, também atingidos por chuvas intensas. Já Alvorada e Rio Pardo enfrentam alagamentos e inundações.

No Pará, o município de Mãe do Rio sofreu com temporais. No Nordeste, a estiagem levou ao reconhecimento emergencial em Senador Rui Palmeira (AL), Itapajé e Jaguaribara (CE), além de Bernardino Batista, Lastro e Solânea (PB). Em Santa Luz (PI), o cenário é ainda mais grave, com a ocorrência de seca, caracterizada pela ausência prolongada de chuvas.

Minas Gerais também foi incluído na lista, com Carmo do Paranaíba afetado por processos erosivos (boçorocas) que comprometem áreas urbanas e rurais.

Com o reconhecimento federal, as prefeituras desses municípios estão autorizadas a solicitar recursos emergenciais para medidas como a compra de cestas básicas, água potável, kits de limpeza e higiene pessoal, dormitórios e refeições para trabalhadores e voluntários envolvidos nas ações de resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo