Governo quer liberar obtenção de CNH sem aulas obrigatórias em autoescola

Proposta prevê aprendizado com instrutores autônomos ou por conta própria, com foco na redução de custos e maior autonomia dos candidatos

O governo federal está avaliando uma proposta que pode eliminar a obrigatoriedade de aulas em autoescola para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem como objetivo reduzir os custos e dar mais liberdade ao candidato, que poderá aprender a dirigir com instrutores autônomos ou de forma independente, desde que seja aprovado no exame do Detran.

Pelo novo modelo, o candidato poderá definir a própria carga horária e não será mais obrigado a contratar uma autoescola. Também não haverá necessidade de carro adaptado para o treinamento: será possível aprender em veículo próprio ou do instrutor, em locais fechados como áreas privadas e condomínios. No entanto, dirigir em via pública sem instrutor será considerado infração.

A proposta será aplicada inicialmente às categorias A (motos) e B (carros de passeio), e os instrutores não precisarão estar vinculados a centros de formação de condutores. A expectativa é de que a flexibilização torne o processo de obtenção da CNH mais acessível e desburocratizado, atendendo a uma demanda antiga da população por alternativas mais econômicas.

Com informações da CBN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo