Procon Caxias orienta consumidores sobre aumento excessivo na conta de luz e lota atendimento com 200 pessoas em um único dia
Com reajuste da Aneel e bandeira vermelha, contas de luz assustam consumidores de Caxias do Sul; órgão orienta sobre como agir diante dos valores considerados abusivos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de agosto será vermelha no patamar 2, resultando em um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Em Caxias do Sul, os efeitos já são sentidos: contas de energia elétrica com valores muito acima do habitual têm preocupado a população.
De acordo com o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza, somente na quinta-feira, 31 de julho, cerca de 200 consumidores procuraram atendimento no órgão em busca de esclarecimentos.
Zauza explica que o aumento se deve a dois fatores principais: um reajuste anual de 14,4% aprovado pela Aneel e a aplicação da bandeira vermelha no patamar 2. Além disso, ele ressalta que as baixas temperaturas típicas do inverno na região contribuem para o aumento no consumo, devido ao uso intensificado de chuveiros elétricos, aquecedores e iluminação artificial.
“No inverno é normal que a conta de luz apresente um aumento em virtude também da maior utilização de equipamentos com maior gasto energético”, explica o coordenador.
Caso o consumidor continue considerando o valor da fatura exagerado, o Procon orienta que seja feita uma reclamação diretamente à concessionária responsável (RGE ou CPFL), solicitando a reanálise do consumo, do valor cobrado e, se necessário, a aferição do medidor. “É preciso também conferir a numeração do medidor com a que consta na fatura da energia elétrica, para verificar se houve erro de leitura”, alerta Zauza.
Se mesmo após esses procedimentos a situação persistir, o consumidor deve registrar uma reclamação no site www.proconcaxias.com.br. A empresa será notificada e terá 20 dias para apresentar uma resposta. “Estamos atentos para seguir na defesa e proteção do consumidor caxiense”, finaliza o coordenador.