Famílias que ocuparam margens da BR-285 em Passo Fundo são retiradas do local
Moradores relatam falta de alternativas habitacionais e afirmam que não têm para onde ir após notificação de desocupação feita pelo DNIT e PRF nesta segunda-feira

Na tarde desta segunda-feira, 4 de agosto, foi realizada uma ação de reintegração de posse em uma área às margens da BR-285, em Passo Fundo. Segundo informações da reportagem policial da Rádio Uirapuru, cerca de 15 famílias haviam iniciado a construção de moradias improvisadas próximas ao antigo Patronato.
Durante a operação, agentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), notificaram os ocupantes a desocuparem o local no prazo de até 30 dias. A área pertence ao DNIT e, por estar localizada às margens da rodovia, não pode ser utilizada para habitação por questões de segurança.
As famílias alegam não ter outro local para morar. Desempregadas e despejadas de seus antigos lares por falta de recursos para arcar com o aluguel, viram na ocupação a única alternativa. Segundo Josieli Borges dos Santos, uma das moradoras, todos os ocupantes são naturais de Passo Fundo e antes residiam em diferentes bairros da cidade.
A moradora relata que as condições são precárias, com as famílias pegando água em locais externos, fazendo fogueiras para se aquecer e cozinhar, e convivendo com diversas crianças no ambiente improvisado. Josieli reforça o apelo para que os órgãos competentes auxiliem com uma solução habitacional urgente, destacando que ninguém tem para onde ir após o prazo dado pelo DNIT.
Com informações da Rádio Uirapuru.