Trem entre Porto Alegre e Gramado ganha sinal verde e deve entrar em operação em 2032

Com investimento privado de R$ 3 bilhões, nova linha ferroviária promete transformar a mobilidade e o turismo na Serra Gaúcha

Um novo capítulo na mobilidade do Rio Grande do Sul começa com a assinatura do contrato que autoriza o desenvolvimento do trem entre Porto Alegre e Gramado. O projeto, idealizado pela SulTrens – união das empresas RG2E, STE Engenharia e BF Capital –, conta com financiamento 100% privado e prevê transportar até 250 passageiros por viagem em pouco mais de uma hora de trajeto. A iniciativa busca atrair ao menos 10% dos turistas que visitam a Serra, oferecendo uma alternativa rápida aos congestionamentos da BR-116.

O cronograma é ambicioso: a licença ambiental prévia deve ser obtida até abril de 2028, seguida pela licença de instalação em 2029, permitindo o início das obras. A construção da linha levará cerca de seis anos e meio, seguida por seis meses de testes, com simulações e viagens gratuitas para grupos convidados. O trajeto terá início próximo ao aeroporto Salgado Filho e cruzará cidades como Canoas, Novo Hamburgo e Nova Hartz, vencendo um desnível de 800 metros na Serra com um trecho de inclinação planejada.

Se tudo correr como previsto, o sistema poderá entrar em operação até fevereiro de 2032, com viagens regulares durante o dia e possibilidade de transporte de cargas à noite. O projeto foi viabilizado com base em uma lei federal que autoriza concessões ferroviárias privadas por até 99 anos, e poderá ganhar estações intermediárias caso estudos futuros apontem viabilidade. A antiga linha férrea, desativada em 1963, dá lugar a uma proposta moderna, focada na integração entre turismo e infraestrutura sustentável.

Lu Busata

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