Novo veranico deve elevar temperaturas em várias regiões do Brasil

Fenômeno começa a partir de terça-feira e deve se estender até domingo, 25 de agosto, com calor intenso no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul

Um novo “veranico” vai se instalar no Brasil a partir da próxima semana, elevando as temperaturas em várias regiões do país. O fenômeno, caracterizado por mais de quatro dias consecutivos de calor durante o inverno ou o outono, deve se intensificar entre terça-feira, 19 de agosto, e quarta-feira, 20 de agosto, e permanecer até domingo, 25 de agosto.

Segundo o meteorologista César Soares, da Climatempo, os termômetros devem registrar entre 3 °C e 5 °C acima da média para agosto, principalmente no Centro-Oeste, interior do Sudeste e norte do Paraná. Cidades como Cuiabá (MT) podem chegar aos 40 °C, enquanto São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) terão tardes acima dos 30 °C.

No Rio de Janeiro (RJ), a máxima prevista para este fim de semana já chega aos 24 °C, e em Campo Grande (MS) o calor alcança os 33 °C, com umidade relativa abaixo de 20%, situação que aumenta o risco de queimadas e exige cuidados com a saúde respiratória.

Apesar do aquecimento, o Sul do país terá alívio temporário. A partir da segunda metade da semana, a chegada de uma frente fria acompanhada de um sistema de baixa pressão deve mudar o cenário no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, trazendo chuvas fortes, ventos que podem atingir 100 km/h e risco de temporais com granizo.

O fenômeno deve marcar a segunda metade de agosto, mas os especialistas alertam que novas massas de ar frio ainda podem avançar antes do fim do inverno, em 22 de setembro.

Sebilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo