Taurus paralisa setor e coloca trabalhadores em férias coletivas após tarifaço dos EUA

Nova taxação imposta por Donald Trump afeta duramente exportações gaúchas e obriga indústria bélica a negociar medidas emergenciais

A fabricante de armas Taurus, sediada em São Leopoldo (RS), colocou ao menos 40 funcionários da linha de montagem de armas de longo alcance em férias coletivas após o aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos. A medida, que pode ser prorrogada, foi motivada pela nova taxa de 50% sobre os produtos exportados, tornando as operações com o mercado norte-americano economicamente inviáveis. A empresa, que destina cerca de 80% de sua produção para os EUA, já iniciou negociações com sindicatos em busca de alternativas para lidar com o impacto.

A crise também atinge a unidade da Companhia Brasileira de Cartuchos, ligada ao mesmo grupo e localizada em Montenegro (RS), que estuda adotar férias coletivas para seus 473 trabalhadores. Com cerca de R$ 250 milhões exportados no último ano, a fábrica é uma das principais geradoras de retorno de ICMS do município. Para amenizar a perda de receita, a companhia está em tratativas com o governo estadual para antecipar créditos de ICMS e aliviar o caixa em meio à queda nas exportações.

Informações G1 RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo