“Dama de Copas” é presa em operação que desarticula quadrilha de tráfico no RS

Mulher apontada como líder operacional de grupo criminoso movimentou mais de R$ 1 milhão com tráfico de drogas, segundo a Polícia Civil do RS

Na manhã de quinta-feira, 21 de agosto, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, deflagrou a segunda fase da Operação Dama de Copas. A ação tem como objetivo desarticular uma associação criminosa responsável pelo tráfico de drogas em comunidades da cidade, especialmente nas regiões da Cohab e do Feliz.

Ao todo, foram cumpridas 48 ordens judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de 18 investigados.

O principal alvo da operação é uma mulher, conhecida como “a Dama de Copas”, companheira de um dos líderes do grupo criminoso, que já está preso. Segundo as investigações, ela era responsável pela movimentação financeira da organização, pelo gerenciamento da venda de drogas e pela logística das atividades ilícitas.

As investigações revelaram que o grupo possui ligações com uma facção atuante na região metropolitana de Porto Alegre e que o comércio de entorpecentes era coordenado de dentro do sistema prisional, com apoio de familiares do lado de fora.

Entre maio de 2024 e março de 2025, a “Dama de Copas” movimentou mais de R$ 1 milhão, valor considerado proveniente exclusivamente das atividades ilegais.

Outro fato que chamou a atenção foi a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos da Cohab. Apesar de parecerem públicas, as câmeras eram utilizadas para antecipar ações policiais e monitorar a rotina de moradores, usuários e traficantes. De acordo com o delegado Marco Antônio Arruda Guns, os vídeos eram acessados em tempo real diretamente do sistema prisional e da casa da investigada.

A Polícia Civil segue com as investigações e reforça a importância da colaboração da população, que pode denunciar anonimamente pelo Disque Denúncia 181.

Eccos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo