Festival de Folclore em Nova Prata reúne dez países e se consolida como vitrine cultural do Brasil no mundo

Festival internacional recebe mais de 400 bailarinos de 3 a 7 de setembro e é o único nas Américas a sediar campeonato mundial de danças folclóricas

Mais de 400 bailarinos, entre estrangeiros e brasileiros, transformarão Nova Prata em um grande palco multicultural entre quarta-feira, 3 de setembro, e domingo, 7 de setembro, durante a 21ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. O evento acontece no ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, e contará com apresentações de 18 grupos folclóricos — 9 internacionais, 9 locais e o anfitrião Bailado Gaúcho.

Reconhecido pelo Plano Brasis, estratégia internacional de promoção turística do Brasil, o festival passou a integrar oficialmente a vitrine nacional para o mundo, reforçando a cultura, a tradição e a diversidade brasileira. A iniciativa é do Ministério do Turismo em parceria com Embratur, Sebrae e FGV.

Destaque internacional

Único nas Américas a sediar um campeonato mundial de danças folclóricas, o festival abriga o FIDAF Brazil World Championship, competição que avalia técnica, coreografia, figurino, música e harmonia, com jurados da Romênia, Espanha, Hungria e Brasil. Participam grupos da Itália, Croácia, China, Equador, Eslováquia, Chile, França, Rússia e Uruguai.

Segundo Regis Bastian, presidente do Setor América e da Comissão Mundial de Festivais da FIDAF, “o festival de Nova Prata está entre os três maiores da FIDAF no mundo” e contribui para colocar o município no mapa internacional do turismo cultural.

Atrações inéditas

A grande novidade deste ano é a Competição de Pares e Duetos, com duplas de grupos internacionais e locais disputando um título inédito. A atividade acontece na tarde de sábado, 6 de setembro, no palco da feira gastronômica, no centro da cidade, com entrada gratuita.

Tema que emociona: “O verdadeiro amor nunca morre”

Em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o festival adota como tema “O verdadeiro amor nunca morre”, prometendo um espetáculo emocionante e cheio de referências à cultura italiana. “Será um espetáculo tipicamente italiano, marcado pela emoção, pela alegria e, claro, por muita música, dança e boa comida”, afirma Cleverton Toscan, presidente do festival.

Para Bruno Petrikoski, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Prata, o evento é uma experiência sensorial única. “Em cada cantinho da cidade, o público encontrará uma lembrança afetiva — seja em um sabor, um aroma, uma cor ou um artesanato.”

Programação gratuita no centro da cidade

Paralelamente aos espetáculos noturnos, o festival movimenta o centro da cidade com feiras gastronômica, comercial, agroindustrial, do livro e de artesanato. Todas com entrada gratuita e apresentações de grupos participantes.

Reconhecimento e excelência

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata já foi eleito quatro vezes o melhor do mundo pela FIDAF, sendo hoje um Festival Honorário da entidade. Pela edição de 2023, recebeu uma estrela de excelência pela qualidade do evento e é reconhecido pela Atuaserra como o maior evento cultural da Região Uva e Vinho.

“Mais do que números, o festival representa arte, cultura e alegria, projetando Nova Prata e o Rio Grande do Sul para o mundo”, reforça Toscan.

21º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata
📅 3 a 7 de setembro de 2025
📍 Nova Prata – RS
🎟️ Ingressos: disponíveis em fifnp.com.br e na Galeria Comercial Demetrio Lenzi (Av. Presidente Vargas, ao lado das Lojas Reggla)
💲 Valores entre R$ 25 e R$ 40, com desconto no ingresso solidário mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

A 21ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata é uma realização do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, com o patrocínio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Prata, Supermercados Porta, Axell, DB Séries, Sicredi, Profurgo, Adyl, Borrachas Vipal, Lojas Reggla, Sicoob, Supermercado Lorencet, Ourofértil, Micromazza, Joias Condor, Postos Sander, V Tal, Arte Mobile, Postal Engenharia, Vila Capuchinhos e Verauto. Financiamento: Pró-Cultura-RS.

Regina Coeli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo