‘Lulinha paz e amor’ estará pronto para conversar quando Trump quiser, diz presidente

Em entrevista exclusiva à Record nesta quinta-feira, 28 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou estar aberto ao diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas de 50% aplicadas contra produtos brasileiros. “O Lulinha paz e amor estará pronto para conversar quando o presidente Donald Trump quiser”, disse o chefe do Palácio do Planalto, ressaltando, no entanto, que “não pense que o Lula vai ficar mendigando”.

Lula enfatizou que o maior impacto do tarifaço recairá sobre os próprios consumidores norte-americanos. “Quem está pagando mais caro é o povo americano. Quem vai pagar o café mais caro, a máquina mais cara… E isso vai incidir sobre a inflação americana. Quero saber até quando o Trump vai segurar isso”, declarou.

O presidente também destacou que o governo brasileiro já tomou medidas para minimizar os efeitos das tarifas, anunciando R$ 30 bilhões à disposição das empresas exportadoras por meio do Plano Brasil Soberano. “Queremos defender o nosso trabalhador e o nosso empresário. Mas, ao mesmo tempo, precisamos procurar novos mercados”, afirmou Lula.

Segundo o presidente, embora haja preocupação com os impactos imediatos, a sobretaxa americana pode representar uma oportunidade para o Brasil fortalecer relações comerciais com outros parceiros internacionais.

Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo