Cabotegravir, novo medicamento injetável para prevenção do HIV, começa a ser vendido no Brasil

Fármaco aprovado pela Anvisa oferece proteção prolongada com aplicação bimestral, mas ainda não está disponível pelo SUS

A farmacêutica GSK iniciou na segunda-feira, 25 de agosto, a comercialização no Brasil do cabotegravir, o primeiro medicamento injetável de longa duração para prevenção do HIV. Registrado com o nome comercial Apretude e distribuído pela Oncoprod, o fármaco foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023.

O cabotegravir atua de forma semelhante à profilaxia pré-exposição (PrEP) já oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém com uma importante diferença: a aplicação do novo medicamento é feita a cada 60 dias, o que reduz os riscos de falhas causadas pelo esquecimento do uso diário de comprimidos. Estudos clínicos apontam eficácia superior em relação às opções atualmente disponíveis.

Apesar do avanço, o medicamento ainda não tem previsão de ser incorporado ao SUS. No setor privado, o Apretude chega ao mercado com preço tabelado em torno de R$ 4 mil por dose.

Mais Você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo