Tagliaferro denuncia esquema no TSE e fortalece defesa de Bolsonaro no STF

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro reagiram com veemência às declarações de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do TSE, que afirmou ter havido uso indevido da estrutura do tribunal por parte do ministro Alexandre de Moraes para manipular informações e alimentar inquéritos no STF. A audiência ocorreu na terça-feira, 2 de setembro, na Comissão de Segurança Pública do Senado, comandada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Tagliaferro, que falou da Itália, acusou Moraes de direcionar provas para prejudicar alvos políticos, inclusive Bolsonaro, e disse ter fingido participar do esquema para obter provas.

As revelações geraram forte repercussão entre parlamentares da oposição, que passaram a defender a suspensão imediata do julgamento de Bolsonaro no STF, iniciado no mesmo dia. A senadora Damares Alves classificou a situação como uma “grave violação de direitos humanos”, enquanto Eduardo Girão sugeriu levar as denúncias a organismos internacionais. Flávio Bolsonaro acionou a Advocacia-Geral do Senado para protocolar denúncia de fraude processual contra Moraes, apontando um “linchamento jurídico” com provas supostamente forjadas.

As denúncias impulsionaram o pedido de criação de uma CPI para investigar o Judiciário, já com número suficiente de assinaturas. O senador Esperidião Amin defendeu a instalação imediata da comissão, afirmando que as informações apresentadas por Tagliaferro já seriam suficientes para iniciar os trabalhos. O ex-assessor foi denunciado pela PGR e teve sua extradição solicitada pelo governo brasileiro, mas segue na Itália, de onde afirma estar revelando um suposto esquema de perseguição e aparelhamento institucional no sistema de Justiça.

Com informações e foto da Agência Câmara de Noticias.

Farinvest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo