Prefeitura de Nova Prata e seis municípios firmam acordo com Hospital São João Batista

Prefeituras e hospital chegam a consenso após três anos de disputa judicial, assegurando atendimento de qualidade à população a partir de 2026
Na sexta-feira, 12 de setembro, às 14h, no auditório da UCS Campus Nova Prata, foi realizada uma solenidade que reuniu a juíza Ana Lúcia Todeschini Martinez, representantes de sete municípios – Protásio Alves, André da Rocha, Nova Araçá, Paraí, São Jorge, Guabijú e Nova Prata – além de procuradores, membros do Hospital São João Batista, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do RS e do Mediar MPRS, para tratar de uma demanda judicial de interesse público que tramitava desde 2022.
O encontro contou com apresentações da magistrada, do Ministério Público e do Mediar, que ressaltaram a importância da solução pacífica de conflitos e da cooperação entre as partes. Durante as discussões, representantes do hospital e das prefeituras expuseram suas perspectivas e, após negociações, foi alcançado consenso, encerrando a ação judicial.
Desde que assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro de 2025, o prefeito Umberto Luiz Carnevalli buscou alternativas de composição junto aos demais prefeitos do consórcio. Foram iniciadas tratativas com o hospital para renegociar o contrato de prestação de serviços, priorizando um relacionamento baseado em diálogo e cooperação.
Após sete meses de negociações, foi homologado pelo Judiciário, com o aval do Mediar e do Ministério Público, um novo contrato entre os sete municípios e o Hospital São João Batista, que passa a vigorar em 1º de janeiro de 2026, garantindo atendimento de qualidade à população de Nova Prata e região.