Ciclone extratropical trará tempestades severas ao Rio Grande do Sul nos próximos dias, alerta Defesa Civil
Fenômeno climático previsto entre sexta e segunda-feira pode causar ventos acima de 100 km/h, queda de granizo e chuvas intensas em todas as regiões do Estado

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) emitiu alerta com a atualização do prognóstico meteorológico entre sexta-feira, 19 de setembro, e segunda-feira, 22 de setembro, devido à formação de um ciclone extratropical e à passagem de uma frente fria que trará tempestades severas ao Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira, 19 de setembro, a previsão indica temporais isolados com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a forte nas regiões Oeste, Campanha, Costa Doce e Sul, com volumes entre 10 e 40 mm/dia.
No sábado, 20 de setembro, as tempestades se intensificam com rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h. Há risco de granizo, chuva forte e descargas elétricas na metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, Centro, Missões e Noroeste. Os acumulados variam entre 15 e 60 mm/dia no Centro, Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Sul, podendo chegar a 75 mm/dia na Campanha e Oeste.
Na madrugada de domingo, 21 de setembro, com o avanço da frente fria, uma linha de instabilidade atravessa o Estado, provocando rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para superar os 100 km/h, além de chuva forte em praticamente todas as regiões. Também há risco de granizo de grande porte nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro, Norte e Noroeste. Ao longo do dia, a chuva moderada a forte permanece na metade Norte, com risco de temporais acompanhados de vento e granizo no Noroeste e Norte, onde os volumes podem variar entre 30 e 60 mm/dia, com picos de até 90 mm/dia no Noroeste, Norte e Serra.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os alertas meteorológicos e redobrar os cuidados diante da possibilidade de eventos climáticos extremos nos próximos dias.