Governo gaúcho investe R$ 87 milhões em segurança pública

O governador Eduardo Leite entregou 264 veículos e equipamentos para a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e Defesa Civil, reforçando a capacidade das forças de segurança do Rio Grande do Sul.

O investimento de mais de R$ 87 milhões inclui viaturas, caminhões, motocicletas, embarcações e kits de análise papiloscópica. A cerimônia, que ocorreu em frente ao Palácio Piratini, na quinta-feira, 18 de setembro, contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Durante a solenidade, Leite destacou que a iniciativa amplia a capacidade do Estado de combater a criminalidade e proteger a população em situações de emergência. “Em quase sete anos, intensificamos o aparelhamento da segurança pública e fortalecemos também as estruturas da Defesa Civil, porque segurança não é promessa, é ação concreta que transforma a realidade e devolve à população o direito de viver com tranquilidade”, afirmou o governador.

As entregas beneficiarão 68 municípios e qualificarão as dez coordenadorias regionais e departamentos da Defesa Civil. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, por exemplo, tiveram o número de veículos e embarcações ampliados, respectivamente. O efetivo do Instituto-Geral de Perícias também quase dobrou desde 2018.

Os investimentos têm se refletido na queda dos indicadores de criminalidade no estado. Segundo Leite, o Rio Grande do Sul tem a menor taxa de roubo de celulares do país, e houve uma redução significativa em roubos de veículos e a pedestres, além de uma queda de homicídios pela metade. O secretário Sandro Caron ressaltou a importância da integração entre Estado e sociedade para os resultados alcançados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo