Homem é condenado após passar quatro dias escondido no sótão de pousada para tentar matar a ex em SC
Réu foi sentenciado a mais de 15 anos de prisão por tentativa de feminicídio e perseguição, após atear fogo em quarto de pousada acreditando que ex-companheira estava no local

Um homem foi condenado pelo Tribunal do Júri de Florianópolis a 15 anos, três meses e 22 dias de prisão em regime fechado por tentativa de feminicídio e perseguição contra a ex-companheira. Ele também recebeu pena adicional de um mês e 10 dias de detenção em regime semiaberto por ameaçar uma segunda mulher envolvida no caso.
O crime aconteceu em janeiro de 2022, em uma pousada no bairro Canasvieiras, na capital catarinense. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o réu, movido por ciúmes e inconformismo com o fim do relacionamento, passou quatro dias escondido no sótão da pousada vigiando a ex, antes de tentar matá-la.
Na tentativa de assassinato, ele ateou fogo em um quarto acreditando que a ex estivesse hospedada ali, mas acabou ferindo outra mulher, que dormia no local. A vítima conseguiu escapar com vida após ser acordada pelo calor das chamas e receber ajuda de outros hóspedes, que contiveram o incêndio. A ex-companheira, alvo do ataque, estava em outro quarto da pousada.
Na manhã do crime, o homem escreveu na calçada a frase “tu que quis assim”, evidenciando, segundo o MPSC, um comportamento obsessivo. Dias antes, ele já havia ameaçado e perseguido a ex, arremessando objetos contra ela, danificando seus pertences, retendo as chaves do carro e alegando ser integrante de uma facção criminosa.
O Conselho de Sentença reconheceu os agravantes de motivo torpe, emprego de fogo, perigo comum, recurso que dificultou a defesa da vítima, violência doméstica e condição de gênero, o que resultou no aumento da pena.
O juiz responsável também negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, alegando que a prisão é necessária para garantir a ordem pública e evitar sensação de impunidade diante da gravidade dos crimes. A decisão ainda cabe recurso.