Gol encerra negociações de fusão com a Azul e põe fim ao codeshare entre as aéreas

O Grupo Abra, controlador da Gol, anunciou nesta quinta-feira, 25 de setembro, o fim das negociações de uma possível fusão com a companhia aérea Azul. Além disso, o grupo informou o encerramento do acordo de codeshare (compartilhamento de voos), que estava em vigor desde maio do ano passado. A Gol esclareceu que a decisão foi tomada devido ao “não avanço das negociações” após a assinatura de um memorando de entendimentos em 15 de janeiro de 2025, alegando que as partes “não tiveram discussões significativas”. A nota emitida pelo grupo também mencionou mudanças no cenário desde o pré-arquivamento junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), ressaltando que o momento atual das empresas não é o mesmo de antes.


O fim do codeshare implica a rescisão dos acordos que visavam a cooperação comercial para conectar as malhas aéreas das companhias no Brasil, permitindo a venda cruzada de bilhetes e a integração dos programas de fidelidade, como o Azul Fidelidade e o Smiles. A Gol, contudo, honrará todos os bilhetes já comercializados no âmbito da parceria, reforçando o foco no atendimento ao cliente com suas 147 rotas domésticas e 42 rotas internacionais. Mesmo encerrando as discussões, o Grupo Abra afirmou que continua acreditando no mérito de uma combinação de negócios entre as duas companhias, estando “pronta, disposta e disponível” para engajar com os stakeholders aplicáveis.


Após o comunicado, o Ministério de Portos e Aeroportos declarou que acompanha a decisão e destacou que o setor aéreo brasileiro segue em crescimento. A pasta reforçou que o país continuará contando com três grandes companhias aéreas — Gol, Azul e Latam —, o que “garante competitividade e mais opções para os passageiros”. O Ministério também mencionou que a Gol recentemente concluiu seu processo de reestruturação internacional (Chapter 11), e a Azul está em fase de reorganização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo