Celso Sabino anuncia saída do Ministério do Turismo após decisão do União Brasil

Ministro deixa o cargo após reunião com Lula, seguindo determinação do partido que rompeu com o governo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou sua saída do comando da pasta na tarde de sexta-feira, 26 de setembro, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. A decisão cumpre a orientação do União Brasil, partido de Sabino, que determinou o desembarque da base governista e exigiu que seus filiados deixassem funções no governo federal.

“Entreguei ao presidente a minha carta e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido”, declarou Sabino à imprensa.

Apesar do desligamento, Sabino continuará exercendo funções ministeriais até sexta-feira, 3 de outubro, quando acompanhará Lula na inauguração de obras da COP30, em Belém (PA). A conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima será realizada na cidade em novembro.

Sabino assumiu o Ministério do Turismo em julho de 2023. Ao ser questionado sobre a possibilidade de deixar o partido para seguir no governo, afirmou que “acredita no diálogo” e que deseja continuar o trabalho realizado até aqui, ressaltando a abertura de Lula para manter conversas com o União Brasil.

Além do União Brasil, o PP também anunciou saída da base governista. O ministro dos Esportes, André Fufuca, filiado ao PP, ainda não teve sua permanência no cargo confirmada ou descartada.

Atualização às 14h55: A informação de que Fufuca seria do União Brasil foi corrigida; ele é filiado ao Progressistas (PP).

Rei do Lanche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo