Adolescente de 16 anos confessa ter matado o pai e enterrado o corpo em área rural no RS

Jovem foi apreendido em Santana do Livramento após denúncia anônima; polícia investiga se crime teve motivação patrimonial
Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Civil em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, após confessar ter assassinado o próprio pai com um tiro na cabeça e ocultar o corpo em uma área rural da cidade. O crime teria ocorrido em quarta-feira, 6 de setembro, mas o desaparecimento do homem, de 56 anos, só foi comunicado às autoridades em segunda-feira, 18 de setembro, por uma das filhas da vítima.
Segundo a polícia, a apreensão ocorreu na segunda-feira, 29 de setembro, após uma denúncia anônima. Durante o depoimento, o jovem alegou que um desentendimento familiar teria motivado o homicídio. No entanto, os investigadores apuram a possibilidade de que o crime tenha sido premeditado com o objetivo de assumir a borracharia da família.
O adolescente levou os policiais até o local onde o corpo estava enterrado e afirmou ter recebido ajuda de dois amigos, de 20 e 21 anos, para esconder o cadáver. Ambos negaram envolvimento no assassinato, mas foram presos em flagrante por ocultação de cadáver.
A Polícia Civil trata o caso como ato infracional análogo a latrocínio (roubo seguido de morte) e ocultação de cadáver, seguindo os parâmetros do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante o sigilo da identidade dos envolvidos.