Quadrilha de abigeato na região carbonífera é desmantelada no RS

A 3ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã desmantelou um grupo criminoso especializado em abigeato que atuava nos municípios de Butiá e Minas do Leão. A ação é uma resposta ao aumento dos crimes de furto de animais nestas cidades, identificados em 2025.
As investigações apontaram que a quadrilha era liderada por um homem considerado o principal abigeatário da Região Carbonífera, com uma estrutura hierárquica e de liderança bem definidas. Além do líder, foi identificado um receptador responsável por comercializar os animais furtados vivos, com foco principal em equinos. Em uma das conversas interceptadas, um integrante do grupo foi orientado a vender um animal furtado em Butiá para longe da região.
Fases da Operação e Resultados
Em fases anteriores, a Polícia Civil realizou buscas nas casas dos suspeitos, resultando na apreensão de provas e na recuperação de uma égua crioula avaliada em R$ 15 mil. Houve também vistoria em estabelecimentos comerciais, com a apreensão de carne sem procedência e imprópria para consumo.
Com o vasto conjunto probatório produzido, a 3ª Decrab representou ao Poder Judiciário pela prisão de seis homens do grupo. O Judiciário, no entanto, decretou a prisão de quatro suspeitos, entendendo que os outros dois não exerciam função de liderança.
A operação culminou na execução de 11 medidas cautelares, sendo sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. As ações ocorreram nas cidades de Butiá e Minas do Leão, resultando em:
- Quatro prisões preventivas.
- Uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de calibre permitido.
- Apreensão de carne de caça.
Os presos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Butiá.
A Operação, coordenada pelo delegado Péterson da Silva Benitez, contou com a participação de 25 policiais civis e oito viaturas. As diligências da Operação Bolicho devem ser concluídas nos próximos dias, com a remessa do inquérito policial à Justiça.