Falta de gado no RS pode elevar preço da carne ao consumidor

Crise de crédito força produtores a liquidarem rebanho e causa desequilíbrio na oferta

A escassez de gado pronto para o abate no Rio Grande do Sul (RS) pode gerar um aumento no preço da carne para o consumidor. Segundo o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o preço do gado já registra um aumento de 1%, um movimento atípico para esta época do ano, quando os valores costumam cair devido à maior oferta de animais.

De acordo com o NESPro, a alta se deve à antecipação da venda de animais por parte de muitos produtores rurais. Eles estão se desfazendo do gado antes do tempo ideal de engorda para levantar recursos. Esta liquidação, que inclui até mesmo matrizes, tem como objetivo garantir o capital necessário para a safra de verão 2025/26 e contornar a crise de crédito e a descapitalização acumulada nos anos anteriores.

A venda precoce de gado mais pesado e de matrizes irá impactar o ciclo produtivo e a disponibilidade de carne no mercado. No curto prazo, o cenário pode gerar um aumento de 3% a 5% no preço da carne ao consumidor gaúcho.

Apesar da alta iminente, o NESPro avalia que a perspectiva a médio e longo prazo é positiva. Espera-se que o equilíbrio de oferta e a maior produtividade tragam estabilidade ao mercado.

Fonte: NESpro e Alegrete Tudo.

Mais Você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo