SEAPI participa do Festival das Estações e promove ações sobre apicultura e meliponicultura em Veranópolis

Evento celebrou o papel das abelhas com oficinas, seminário técnico e atrações culturais em Veranópolis, na serra gaúcha

Nos dias quinta-feira, 4, e sexta-feira, 5 de outubro, Veranópolis, na Serra Gaúcha, sediou o Festival das Estações – Mel da Primavera, evento que celebrou a cadeia da apicultura e meliponicultura da região com uma programação diversificada. O festival reuniu atividades técnicas, gastronômicas, artísticas e culturais, todas voltadas às abelhas e seus produtos.

III Seminário Regional sobre Apicultura e Meliponicultura
Paralelamente ao festival, ocorreu o III Seminário Regional sobre Apicultura e Meliponicultura, com apoio da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Veranópolis. O Fiscal Estadual Agropecuário (FEA) Gustavo Nogueira Diehl, do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) e coordenador do Programa de Sanidade Apícola do RS, abordou temas como cadastro, transporte e mortalidade de abelhas no Estado. Já o FEA Bruno Dall’Agnol, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), tratou das doenças de notificação obrigatória na apicultura e apresentou dados de um estudo sobre prevalência, fatores de risco e distribuição espacial no RS do ácaro Varroa destructor, importante patógeno das abelhas.

Estande do CEFRUTI: ciência e educação para todos
O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (CEFRUTI), vinculado ao DDPA, também participou do evento com um estande apresentando as pesquisas realizadas no centro. Os visitantes conheceram a importância das abelhas na polinização de pomares e lavouras, além dos materiais utilizados no manejo apícola. Uma das atrações mais chamativas foi a visualização das fases do ciclo de vida das abelhas (ovo, larva, pupa e adulto) e suas castas (rainha, operárias e zangões), assim como dos ácaros parasitas Varroa, observáveis com lupa — atividade que despertou especial interesse das crianças.

Oficina culinária: do favo à mesa
A oficina “Do favo à mesa: Oficina de culinária com mel”, ministrada pela pesquisadora do CEFRUTI Sônia Regina de Mello Pereira, teve como objetivo estimular o consumo do mel e a diversificação alimentar, utilizando também PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Entre os pratos apresentados estavam: carpaccio de abobrinha com molho de mostarda e mel, panqueca com mel e flores comestíveis, e lanterninha japonesa recheada com ricota, mel e nozes.

Bés

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo