Vendaval de 99 km/h surpreende Santiago e causa danos em várias regiões da cidade

Temporal deixa casas destelhadas, árvores caídas e moradores sem luz, mas ninguém se feriu

Durante a madrugada deste sábado, Santiago foi atingida por fortes rajadas de vento que chegaram a 99 km/h, a maior intensidade registrada em quase dois anos na cidade. A tempestade teve início por volta das 3h da manhã, acompanhada de chuva e até granizo em alguns bairros. O acumulado de precipitação variou entre 15,8 mm na estação meteorológica central e até 28 mm em áreas rurais, onde foram observados os maiores estragos.

Árvores e postes tombados, casas destelhadas e vias interditadas marcaram o cenário em diversos pontos do município. Na zona rural, localidades como Passo do Varejão, Passo dos Cardoso e Vila Florida sofreram com a queda de vegetação sobre estradas e a perda parcial ou total da cobertura de pelo menos cinco residências. A Defesa Civil distribuiu 96 metros de lonas para auxiliar os afetados. Já na área urbana, bairros como Vila Rica, Belizário e Ernesto Alves registraram queda de postes e interdições, incluindo a ponte principal da última localidade, fechada por fios elétricos caídos.

A situação também afetou o fornecimento de energia, deixando 262 consumidores sem luz, especialmente na zona rural. A concessionária RGE atua no restabelecimento. No entanto, apesar da força do vendaval, não houve registro de feridos. As equipes do Corpo de Bombeiros atenderam a diversos chamados, incluindo o combate a um incêndio em uma casa na Rua José Chequim. A Defesa Civil alerta que, em caso de emergência, a população deve contatar os canais oficiais como 193, 190, 192 ou o telefone de plantão.

Alfa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo