Gerente de loja é preso após cliente ser internado com suspeita de intoxicação por metanol em Porto Alegre

A Polícia Civil prendeu em flagrante o gerente de um estabelecimento na zona leste de Porto Alegre, na madrugada desta quarta-feira, 15 de outubro, após uma pessoa ser internada com suspeita de intoxicação por metanol. A ação ocorreu no âmbito da Operação Dose Letal, conduzida pela Delegacia de Polícia de Proteção aos Direitos do Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual, Imaterial e Afins (Decon/Deic).

De acordo com a corporação, a operação foi desencadeada logo após a vítima dar entrada na emergência de um hospital da Capital. A investigação identificou o local onde a bebida foi comprada, levando à prisão do gerente e à apreensão de 44 bebidas, sendo duas com confirmação de falsificação. Todo o material foi encaminhado ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) para análise e verificação da composição química, a fim de determinar a mistura utilizada na falsificação.

O preso deverá responder por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substância ou produtos alimentícios, conforme previsto na legislação penal. Além da ação que resultou na prisão, outros locais também foram alvo de diligências da equipe da Decon/Deic.

“A preocupação nacional em relação às bebidas falsificadas está mais evidente em razão dos casos graves relacionados ao uso do metanol na falsificação. O uso dessa substância em bebidas é uma prática criminosa e representa um risco real à vida. Nosso papel é garantir que o consumidor tenha segurança no que consome e que os responsáveis sejam responsabilizados com o rigor da lei”, destacou a delegada Milena Simioli, titular da Decon/Deic.

Com caráter permanente e educativo, a Operação Dose Letal tem o objetivo de combater e prevenir a falsificação de bebidas, além de orientar comerciantes e consumidores sobre os riscos do consumo de produtos de origem duvidosa e estimular denúncias de práticas ilegais.

Caroline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo