Governo do Estado entrega Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025 em cerimônia de celebração à ciência e à inovação

Distinção promovida pela Fapergs homenageou profissionais de destaque na academia e nos setores público e privado

O reconhecimento à ciência produzida no Rio Grande do Sul marcou a cerimônia de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025, realizada no Salão de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre. A distinção foi concedida pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), a profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. 

Com o tema “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”, o prêmio incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha. “A inovação e a ciência, exaltadas nesta noite, estão no centro da estratégia de desenvolvimento do Estado, que olha para os talentos, competências, universidades, ICTs, para um futuro cada vez mais resiliente. Instituímos o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, que integra o Plano Rio Grande, tendo a ciência como base para políticas assertivas para o Estado, que toquem nos grandes desafios da nossa sociedade. Por isso, nosso agradecimento a todos que geram conhecimento, agentes que têm papel fundamental na construção do futuro gaúcho com mais resiliência”, registrou a titular da Sict, Simone Stülp, no ato representando o governador Eduardo Leite.

O diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, caracterizou a premiação como uma celebração ao esforço de muitos estudiosos que, com o trabalho que realizam, impactam no desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul. “É uma grande alegria reconhecer estes talentos que inspiram, que fazem a diferença na nossa sociedade. Enfrentamos desafios cada vez maiores e é a ciência que nos permite solucionar os desafios atuais e também mitigar os futuros. Portanto, temos a absoluta convicção de que o futuro se faz com pesquisa, e a Fapergs se sente orgulhosa em poder amparar os nossos pesquisadores para que produzam conhecimento que transforma a sociedade”, reiterou. 

Cinco pessoas posam sorridentes diante do painel azul do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025. Ao centro, o pesquisador Roberto Giugliani, da UFRGS, segura o troféu em destaque, cercado por representantes do governo e da comunidade científica.
Roberto Giugliani (UFRGS) recebeu a Medalha Sylvio Torres pela trajetória internacional na pesquisa genética em doenças raras – Foto: Vitor Conto/Ascom Sict

Os homenageados

Um dos destaques desta 15ª edição  foi a entrega da Medalha Mérito Sylvio Torres – prêmio que leva o nome do médico veterinário e cientista que foi um dos fundadores da Fapergs – ao pesquisador Roberto Giugliani por sua trajetória na promoção da ciência e tecnologia no Estado. Professor titular de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Giugliani é referência internacional em genética médica e doenças raras.

“Agradeço à Fapergs pela honra que é receber essa medalha. Tive mentores que inspiraram e indicaram o caminho, meu reconhecimento a eles. A pesquisa precisa de mais do que ideias, também de muito suor, persistência, resiliência, como propõe o tema do prêmio, e colaboradores. Destaco as instituições onde desenvolvemos o nosso trabalho, que acreditam nos nossos projetos. Aos mais jovens, indico que acreditem nas suas ideias e resultados, pois um bom projeto sempre encontra recursos para sua execução. Se a ideia for boa e houver persistência e determinação o projeto irá adiante”, aconselhou o agraciado, ao defender o apoio a novos pesquisadores. 

Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica nas suas respectivas áreas do conhecimento, a premiação teve agraciados em nove áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Engenharias; Física e Astronomia; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Matemática e Estatística e Química. 

A premiação também reconheceu as seguintes categorias em nível de graduação, do ambiente empresarial e do setor público: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora; Pesquisador na Empresa; Pesquisador no Setor Público; e Profissional de Comunicação da Área de Ciência e Inovação Tecnológica.   

Mulher apresenta o evento no palco diante de um grande painel digital com a frase “Construímos políticas públicas com base no conhecimento”. O fundo exibe o logotipo do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025 e ilustrações de um frasco de laboratório e uma planta, simbolizando ciência e sustentabilidade.
Tema da edição foi “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”, destacando ações assertivas para apoiar o desenvolvimento do RS – Foto: Vitor Conto/Ascom Sict

Estado inovador  

A produção científica – destacada pelo Prêmio Pesquisador Gaúcho – é um dos indicadores que tornaram o Rio Grande do Sul líder em inovação no Brasil, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). “Construímos aqui políticas públicas com base no conhecimento, com um olhar voltado à atração e manutenção de talentos”, reforçou a secretária Simone Stülp. 

A liderança nacional na área foi conquistada na gestão Eduardo Leite, que implementou uma série de ações focadas no ecossistema inovador como indutor do desenvolvimento econômico e social gaúcho. Antes, não havia uma política pública estruturada para estimular o investimento em inovação tecnológica, potencializar o crescimento do Estado e torná-lo capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.  

A Fapergs integra esse esforço estadual estratégico, contribuindo com o desenvolvimento de projetos de impacto por meio do aporte de recursos. Neste mês de outubro, por exemplo, a Fundação divulgou o resultado final do edital Programa de Apoio aos Ecossistemas de Inovação. Serão destinados R$ 20 milhões, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), para parques tecnológicos e incubadoras localizados nas regiões afetadas pelas enchentes de 2024. 

Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025 


Medalha Mérito Sylvio Torres 

  • Roberto Giugliani (UFRGS) 

Categorias de pesquisador destaque  

  • Ciências Agrárias – Wilson Francisco Britto Wasielesky Jr. (Furg)
  • Ciências Biológicas – Eduardo Eizirik (PUCRS)
  • Ciências da Computação e Informação – Cristiano Andre da Costa (Unisinos)
  • Engenharias – Tarcísio Abreu Saurim (UFRGS)
  • Física e Astronomia – Solange Binotto Fagan (UFN)
  • Ciências Humanas e Sociais – Raquel da Cunha Recuero (UFPel)
  • Ciências da Saúde – Maria Inês Schmidt (UFRGS)
  • Matemática e Estatística – Fábio Mariano Bayer (UFSM)
  • Química – Renato Zanella (UFSM)


Categorias que contemplam graduação, meio empresarial e setor público 

  • Jovem Pesquisador – Wagner Scheeren Brum (UFRGS)
  • Startup Inovadora – TerraMares Soluções Ambientais Ltda (Furg)
  • Pesquisador na Empresa – Alexandre José Macedo (UFRGS/Regenera)
  • Pesquisador no Setor Público – Mariana Lisboa Pessoa (SPGG)
  • Profissional de Comunicação Científica – Gabriel Milão Fuscaldo (Moove)
Dom Vital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo